Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China abre 382 novos museus em 2022

Exposição temática da Rota da Seda Marítima no Museu de Fujian em Fuzhou, Província de Fujian, sudeste da China, em 18 de maio de 2023. Foto: Li He

Beijing — A China registou 382 novos museus em 2022, elevando o número total de museus em todo o país para 6.565, mostraram dados da Administração Nacional do Patrimônio Cultural (NCHA, na sigla em inglês) divulgados nesta quinta-feira, Dia Internacional dos Museus.

Durante o ano, os museus chineses receberam 578 milhões de visitas, com aproximadamente 34 mil exposições presenciais e quase 230 mil atividades educativas realizadas.

Cerca de 10 mil exposições online e mais de 40 mil atividades educativas também remotas foram realizadas por museus em todo o país no ano passado, atraindo quase um bilhão de visualizações, de acordo com os dados.

“Um sistema moderno de museus com várias categorias e assuntos diversos que está universalmente disponível ao público essencialmente tomou forma na China”, disse Li Qun, chefe da NCHA.

A China celebra neste ano o Dia Internacional dos Museus sob o tema “Museus, Sustentabilidade e Vidas Melhores”, com milhares de atividades relacionadas ocorrendo em todo o país.

Sair da versão mobile