Beijing — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se nesta quarta-feira em Beijing com o presidente tajique, Emomali Rahmon.
Observando que as relações China-Tajiquistão alcançaram um desenvolvimento vertiginoso nos últimos anos sob a orientação estratégica do presidente Xi Jinping e do presidente Emomali Rahmon, Li disse que a China está disposta a alinhar ainda mais as estratégias de desenvolvimento com o Tajiquistão, aprofundar a cooperação ganha-ganha e compartilhar novas oportunidades trazidas pela modernização chinesa, para continuamente tornar o bolo da cooperação bilateral maior e mais substancial e trazer mais benefícios tangíveis aos dois povos.
Ele instou os dois lados a fortalecerem ainda mais a cooperação pragmática, concentrando-se na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, otimizando continuamente a estrutura comercial e trabalhando para a facilitação do comércio.
Li também afirmou que os dois países devem aprofundar a cooperação mutuamente benéfica em agricultura, parques industriais e infraestrutura, entre outros, continuar a promover a conectividade e fortalecer os intercâmbios nas áreas de cultura, educação, assistência médica e cidades irmãs.
Observando que a iminente Cúpula China-Ásia Central injetará um novo ímpeto na cooperação geral entre os dois lados em questão e trará novas oportunidades para aprofundar a cooperação China-Tajiquistão, Li expressou a esperança de que o país continue desempenhando um papel ativo na promoção de um novo desenvolvimento da cooperação China-Ásia Central.
Rahmon garantiu que o Tajiquistão está disposto a aprender com a experiência da China, absorver as tecnologias chinesas, aprofundar os intercâmbios e a cooperação entre os dois países em áreas como capacidade de produção, energia, agricultura, conservação de água, conectividade e cultura, e promover conjuntamente a construção da Iniciativa do Cinturão e Rota para elevar os laços bilaterais a um novo patamar.
Rahmon está fazendo uma visita de Estado à China e participará da Cúpula China-Ásia Central em Xi’an, Província de Shaanxi.