Beijing — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se em Beijing nesta segunda-feira com Isaias Afwerki, presidente do Estado da Eritreia.
Saudando a sólida confiança política mútua e a cooperação cada vez mais estreita entre os dois lados desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 30 anos, Li disse que a China está disposta a trabalhar com a Eritreia para enriquecer continuamente a parceria estratégica bilateral e garantir uma cooperação mais estratégica e sustentável para alcançar um desenvolvimento com benefício recíproco.
Ele pediu mais esforços para sinergizar as estratégias de desenvolvimento econômico e social, melhorar a comunicação sobre a formulação de planos de desenvolvimento industrial e construção de parques industriais e apoiar o desenvolvimento de indústrias-chave, entre outros.
Li também encorajou os dois lados a aprofundarem a cooperação em áreas como infraestrutura, indústrias marítima e pesqueira, recursos hídricos, energia e exploração de minério, e a promoverem novos pontos de crescimento da cooperação nas economias digital, verde e azul. A China continuará a prestar assistência dentro das suas próprias capacidades para o desenvolvimento social e econômico da Eritreia.
Os dois lados devem praticar uma coordenação mais estreita nos assuntos regionais e internacionais, permanecer comprometidos com o verdadeiro multilateralismo, opor-se resolutamente à política de poder e ao bullying e defender os interesses comuns da China e da Eritreia e dos países em desenvolvimento em geral, apontou Li.
Ao agradecer à China por seu firme apoio à independência e ao desenvolvimento da Eritreia, Afwerki expressou apreciação pelas importantes contribuições do país para salvaguardar a paz mundial e abrir um novo caminho de modernização.
A Eritreia está disposta a fortalecer a cooperação amigável com a China, aprender com a experiência chinesa, se opor conjuntamente ao hegemonismo e trabalhar em conjunto para construir uma ordem internacional mais justa, garantiu Afwerki.