Beijing — Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), reuniu-se com o ministro húngaro das Relações Exteriores e Comércio, Peter Szijjarto, nesta segunda-feira, em Beijing.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, disse que aprecia a política amigável da Hungria em relação à China, indicando que isso corresponde aos interesses da Hungria e de seu povo, aos interesses comuns da China e da Europa e à tendência dos tempos.
O desenvolvimento e o crescimento da China são um impulso para as forças de paz e um reforço dos fatores de estabilidade global, disse Wang, acrescentando que o respeito, a confiança, o entendimento e o apoio mútuos entre a China e a Hungria impulsionaram os laços bilaterais para o seu melhor período da história.
Observando que a China apoia a autonomia estratégica europeia, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com a Hungria e com outros países da União Europeia (UE) para defender o multilateralismo genuíno, promover a democratização nas relações internacionais e tornar o sistema de governança global mais justo e equitativo.
Elogiando os esforços da China para encontrar uma solução política para a crise na Ucrânia, Szijjarto disse que a cooperação Hungria-China e UE-China são oportunidades e não riscos.
Szijjarto disse que a Hungria dá as boas-vindas à China para aumentar o investimento no país, acrescentando que a Hungria está disposta a aumentar a cooperação com a China em vários campos e a elevar as relações bilaterais a um novo patamar.