Beijing — As vendas de automóveis na China dispararam 82,7% em termos anuais, para cerca de 2,16 milhões de unidades em abril, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês) divulgados na quinta-feira.
As vendas de automóveis atingiram cerca de 8,24 milhões de unidades nos primeiros quatro meses, alta de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em abril, as vendas de veículos de passageiros subiram 87,7% ano a ano, para 1,81 milhão de unidades.
A associação atribuiu o aumento anual significativo nas vendas de automóveis a uma base baixa em abril de 2022, acrescentando que a recuperação estável da economia chinesa é propícia para reforçar ainda mais a demanda por automóveis no país.
Os veículos de nova energia mantiveram um impulso de crescimento robusto no mês passado, com as vendas subindo mais de 110% ano a ano, para 636 mil unidades, e a participação de mercado desses veículos atingiu 29,5%.
Outro ponto positivo foi o rápido crescimento das exportações de automóveis. Em abril, as montadoras do país exportaram 376 mil unidades de veículos, alta de 170% na comparação anual. Na base mensal, as exportações de automóveis subiram 3,3%.
A associação, no entanto, pediu vigilância sobre os desafios enfrentados pelo setor automotivo, como a demanda relativamente fraca do mercado, a pressão operacional das montadoras e as crescentes incertezas externas.
Mais deve ser feito para facilitar ainda mais a implementação das políticas de estabilização e expansão do consumo de automóveis, explorar o potencial de compra de automóveis e promover a expansão constante do mercado de automóveis, acrescentou a associação.