Beijing — O Large High Altitude Air Shower Observatory (LHAASO) da China, um observatório de raios cósmicos de alta altitude, passou pelos procedimentos de aceitação nacional nesta quarta-feira, de acordo com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês).
O LHAASO, cobrindo uma área de 1,36 quilômetros quadrados e localizado a 4.410 metros acima do nível do mar no distrito de Daocheng, na Província de Sichuan, sudoeste da China, é uma das principais instalações nacionais de ciência e tecnologia do país.
Conforme a CAS, o observatório foi projetado para explorar os mistérios do universo observando raios cósmicos.
“Os raios cósmicos carregam informações científicas importantes sobre a origem do universo, a evolução dos corpos celestes e a atividade solar”, disse Cao Zhen, cientista-chefe do LHAASO e pesquisador do Instituto de Física de Altas Energias da CAS. Ele afirmou que estudar os raios cósmicos e suas origens é uma maneira importante para os seres humanos explorarem o universo.
A construção da parte principal do observatório começou em 2017 e foi concluída em 2021. Com as vantagens únicas de uma alta altitude e fundamentais tecnologias-chave, o LHAASO se tornou a instalação de detector de raios gama de ultra-alta energia mais sensível do mundo, segundo a CAS.