Beijing — Wang Huning, um alto funcionário do Partido Comunista da China (PCCh), enfatizou o avanço inabalável da causa da reunificação nacional, ao mesmo tempo em que se realiza a revitalização nacional em todas as frentes por meio de um caminho chinês para a modernização.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, fez as declarações em uma conferência sobre assuntos de Taiwan realizada em Beijing na terça e quarta-feira.
Wang enfatizou a implementação plena e fiel da política geral do Partido para a solução da questão de Taiwan na nova era, e ressaltou a manutenção da iniciativa e a capacidade de orientar as relações através do Estreito.
O princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992 devem ser defendidos para promover o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito, disse ele.
Esforços devem ser feitos para mostrar respeito e cuidado com os compatriotas de Taiwan, oferecer benefícios a eles, melhorar sistemas e políticas que contribuam ao bem-estar deles e promover o desenvolvimento integrado dos dois lados do Estreito de Taiwan, disse Wang.
As trocas através do Estreitos devem ser restauradas e expandidas passo a passo, e a amizade com pessoas de todos os âmbitos sociais em Taiwan deve ser cultivada, disse ele.
As atividades separatistas de “independência de Taiwan” e a interferência externa em assuntos relacionados a Taiwan devem ser firmemente combatidas, e a soberania nacional e a integridade territorial devem ser firmemente salvaguardadas, disse ele.
Wang também enfatizou a importância de reforçar a liderança geral do Partido sobre o trabalho relativo a Taiwan.