Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Embaixada da China nos EUA apresenta amizade bilateral, rica cultura provincial em visitação pública

Yunnan se destacou na busca pelo crescimento enquanto protege o meio ambiente, exemplificando os esforços consistentes da China para manter a harmonia entre o homem e a natureza.

Washington — A Embaixada da China nos Estados Unidos se juntou ao Around the World Embassy Tour em Washington D.C. para realizar um evento de portas abertas, apresentando a tradicional amizade China-EUA e rica cultura de uma das províncias com maior diversidade étnica da China.

O evento, sob o tema “Yunnan: uma vida repleta de esplendores”, apresentou a bela província no sudoeste da China, atraindo cerca de 15.000 visitantes no sábado.

Liderando uma delegação, Wang Hao, vice-governador de Yunnan, visitou a embaixada chinesa e trupes de arte de Yunnan fizeram uma apresentação esplêndida mostrando uma província colorida com vasto potencial e charme único.

Estiveram presentes na sessão mais de 350 convidados, incluindo o subsecretário adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Rick Waters, o diretor do Escritório do Leste Asiático no Departamento do Tesouro, Joseph Dickson, o ex-secretário de Defesa, William Cohen e diplomatas estrangeiros nos Estados Unidos.

Wang, em suas observações, delineou o desenvolvimento socioeconômico, abertura, história, cultura e características étnicas de Yunnan.

Ele lembrou como, na década de 1940, os Tigres Voadores lutaram lado a lado com o povo chinês em Yunnan contra a invasão fascista e abriram a conhecida rota aérea Hump, deixando para trás histórias comoventes da amizade China-EUA.

Nos últimos anos, Yunnan continuou a fortalecer os intercâmbios e a cooperação com os governos subnacionais dos Estados Unidos, disse o vice-governador.

Artistas apresentam uma canção folclórica do grupo étnico Yi na Embaixada da China nos Estados Unidos em Washington, D.C., Estados Unidos, no dia 6 de maio de 2023. Foto: Liu Jie

A Encarregado de Negócios da Embaixada da China nos Estados Unidos, Xu Xueyuan, descreveu Yunnan como uma porta de entrada para a abertura do sudoeste da China.

Yunnan, disse ela, se destacou na busca do crescimento enquanto protege o meio ambiente, exemplificando os esforços consistentes da China para manter a harmonia entre o homem e a natureza.

Artistas do Teatro de Ópera Huangdeng de Yunnan e do Estúdio de Cultura Étnica de Honghe presentearam o público com uma festa de apresentação artística autêntica de Yunnan no palco da Embaixada da China.

Os intérpretes de Flying Birds, uma música do estilo de canção Haicai de mais de 700 anos do grupo minoritário étnico Yi, surpreenderam o público com suas vozes crescentes.

Artistas apresentam uma dança folclórica da etnia Dai na Embaixada da China nos Estados Unidos em Washington, D.C., Estados Unidos, no dia 6 de maio de 2023. Foto: Liu Jie

A dança étnica Huayao Dai “Saltando com Varas de Bambu” ofereceu uma visão encantadora da vida folclórica e dos costumes étnicos de Yunnan.

A peça de música instrumental hulusi “Bambu sob o Luar” retratou as pitorescas casas de bambu do grupo étnico Dai.

A plateia assistiu atentamente. Crianças dançando as músicas e imitando os artistas fizeram uma cena especialmente adorável.

Dois preservadores do patrimônio cultural imaterial de Yunnan demonstraram a caligrafia pictográfica Dongba e a arte de recorte de papel do grupo étnico Dai.

Renato Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo