Kuala Lumpur — A parceria contínua e a estreita cooperação entre a montadora nacional da Malásia Proton e a chinesa Geely são de importância estratégica, disse no domingo o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
A cooperação acelera a adoção de veículos elétricos (VE) e veículos elétricos híbridos (VEH), bem como o ecossistema de suporte para esses novos veículos e, por extensão, cria milhares de empregos qualificados e investimentos no país, disse Anwar no lançamento oficial do mais novo modelo da Proton, o veículo utilitário esportivo (SUV) Proton X90.
“A participação da Geely seria de imensa ajuda e impacto para alcançar nosso objetivo. Eu assegurei a eles (Geely) que continuarei a me envolver não apenas com empresas chinesas, mas também com o governo chinês”, disse Anwar em seu discurso na cerimônia de lançamento.
Embora a construção de toda a infraestrutura para veículos elétricos ainda precise ser trabalhada como uma aspiração futura, a introdução de veículos híbridos facilitará a transição dos veículos movidos a petróleo para os elétricos, disse Anwar, acrescentando que a Geely tem sido pragmática ao permitir a transição da Malásia em direção a veículos de nova energia sustentável.
Anwar também elogiou a Proton, que comemora no domingo o 40º aniversário de sua fundação, por sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da Malásia e por dar o passo ousado de parceria com a Geely na busca de melhorar suas ofertas e a adoção de novas tecnologias.
“Nesse sentido, é louvável o lançamento do Proton X90 por ser o primeiro veículo híbrido da Proton. Após 40 anos, esta é certamente uma conquista da qual nos orgulhamos”, disse.
O X90 é um SUV baseado no Geely Haoyue. Ele marca a entrada da Proton no mercado de Veículos de Nova Energia (VNEs) e também é o terceiro SUV oferecido após o lançamento do X70 em 2018 e do X50 em 2020.
O presidente do Geely Holding Group, Li Shufu, disse que a Proton e a Malásia são capazes de aproveitar a vasta experiência e tecnologia desenvolvidas pela Geely, que adotou com entusiasmo a eletrificação e a transformação inteligente.
“A China adquiriu uma vantagem pioneira no campo de veículos elétricos inteligentes em termos de escala, ecossistema e maturidade tecnológica com a produção e vendas de veículos de nova energia na China, ocupando o primeiro lugar no mundo por oito anos consecutivos”, disse ele.
“A Malásia pode contar com a experiência da China no desenvolvimento de veículos de nova energia. A Proton, como marca local do Sudeste Asiático, agora tem uma oportunidade histórica de liderar a transformação elétrica, o que certamente dará vitalidade renovada à marca”, acrescentou.
De sua parte, o presidente da Proton, Syed Faisal Albar, disse que a montadora está ciente dos últimos desenvolvimentos e tendências do mercado e explorará novos segmentos alinhados às aspirações do governo e à mudança na demanda do consumidor, à medida que os compradores começam a fazer a transição para VNEs.
A parceria da Proton com a Geely começou em 2017, quando a Geely adquiriu 49,9 por cento da empresa para impulsionar a transformação da montadora nacional, disse a Proton em comunicado, acrescentando que desde então, melhorias de qualidade, investimento em novos produtos, infusão de talento e crescimento no número de pontos de venda, viram a sorte da empresa aumentar.
Após o lançamento do Proton X70 em 2018, as vendas subiram de 64.744 unidades naquele ano para 141.432 unidades em 2022, o melhor número alcançado desde 2013. A tendência de alta deve continuar, já que as vendas nos primeiros quatro meses de 2023 chegaram a 49.702 unidades, disse o comunicado.