Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Gregos conhecem a cultura do chá chinês durante evento em Atenas

Atenas — Um evento cultural do chá foi realizado em Atenas no sábado, permitindo que convidados gregos aprendessem sobre as diferentes variedades de chá e técnicas de preparo do chá e o conceito de Yaji.

O evento incluiu uma tradicional cerimônia do chá, uma exposição sobre a história do chá e seu papel na vida dos chineses, e outras atividades como música, dança e caligrafia.

O evento, intitulado “Salão Cultural Yaji – Chá de Harmonia”, foi organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo da China com o apoio da Embaixada da China na Grécia e da Fundação Helênica para a Cultura (HFC, na sigla em inglês).

Yaji significa “reunir tudo o que é elegante” em chinês, disse Wang Ying, conselheira cultural da Embaixada da China em Atenas. Os chineses antigos, em particular as elites, apreciavam o chá com música, caligrafia e outras atividades culturais, explicou ela.

“O chá não apenas contém a filosofia tradicional da China, ou seja, a harmonia entre os seres humanos e a natureza, mas também serve como uma ponte importante entre a China e o mundo”, disse Wang.

O evento foi realizado por ocasião do próximo Dia Internacional do Chá em 21 de maio. Em novembro de 2022, as técnicas tradicionais de processamento de chá e práticas sociais associadas na China foram adicionadas na lista de patrimônio cultural imaterial pela UNESCO.

“O aprendizado mútuo entre as duas civilizações da China e da Grécia, duas (representantes de) civilizações antigas, é uma forma eficaz de desenvolvimento conjunto”, disse Ren Ren, diretor do Centro Cultural da China em Atenas.

Michalis Maniatis, um artista grego que viajou entre a Grécia e a China nas últimas duas décadas, disse à Xinhua que sua casa está cheia de chá que ele aprecia com seus amigos chineses que se tornaram parte de sua família. Ele adora chá por seu sabor, simbolismo, elegância e conexão.

“O chá é uma ponte entre as pessoas. E espero que todos no Ocidente possam encontrar uma maneira de entender isso e perceber que, por meio dessa cerimônia amigável, podemos nos conhecer e ser amigos para sempre”, disse ele.

Sair da versão mobile