O Quênia está empenhado em expandir sua exportação de chá para a China, a fim de aumentar as receitas do setor. O país africano exportou 1,4 milhão de quilos de chá para a China em 2022.
Nairóbi (Xinhua) — O Quênia deseja expandir sua exportação de chá para a China a fim de aumentar as receitas do setor, disse uma autoridade do governo na sexta-feira.
“Este ano, esperamos que o volume aumente à medida que mais chás ortodoxos e preto quenianos cheguem à China”, disse Peris Mudida, chefe da Diretoria de Cho da Autoridade de Agricultura e Alimentos do Quênia, o maior exportador mundial de chá.
O chá contribui com cerca de 23% do total das receitas em divisas estrangeiras no Quênia, de acordo com a Diretoria do Chá. O país produz mais de 450 milhões de quilos de chá anualmente, e a indústria sustenta cerca de 5 milhões de pessoas direta e indiretamente no país da África Oriental com uma população de 53 milhões.
De acordo com o Comitê da Indústria do Chá da Associação Chinesa para a Promoção da Cooperação Agrícola Internacional, o Quênia exportou 1,4 milhão de quilos de chá para a China em 2022.
Mudida disse que o Quênia assinou recentemente um Memorando de Entendimento com uma empresa chinesa que ajudará a aumentar a capacidade de produção das fábricas de chá do país e ampliar seu acesso ao mercado global. “Isso é de importância significativa para a indústria do chá, pois o Quênia pode facilmente atender às necessidades imediatas e futuras de chá da China”, disse Mudida.