Harbin (Xinhua) — A Província de Heilongjiang, uma antiga base industrial no nordeste da China, registrou um rápido desenvolvimento na manufatura de alta tecnologia, graças a seu foco em inovação e novas tecnologias.
O valor agregado da manufatura de alta tecnologia em Heilongjiang cresceu 24,6% em termos anuais no primeiro trimestre de 2023, informou o departamento provincial de estatísticas.
A produção de produtos de manufatura de alta tecnologia, como robôs industriais, e medicamentos chineses proprietários, aumentou 520% e 63,7% ano a ano no mesmo período, respectivamente.
A Harbin Electric Corporation, por exemplo, agora usa uma variedade de equipamentos automáticos de alta tecnologia, incluindo estações de trabalho de laminação robótica, estações de trabalho de soldagem e manipuladores industriais.
“Nossa estação de trabalho de laminação robótica pode substituir a carga de trabalho pesada e repetitiva de cinco a seis pessoas e necessita de apenas uma para operar”, disse Wei Fangkai, vice-gerente do departamento de processo de fabricação inteligente da corporação.
“Esses equipamentos melhoraram a eficiência e a qualidade de nossos produtos, reduzindo ao mesmo tempo os custos de produção”, acrescentou Wei.
Impulsionada pelo desenvolvimento da automação, a corporação alcançou um aumento anual de 22,2% na receita e um aumento de 170% no lucro total no primeiro trimestre de 2023.
Com sede na capital provincial de Harbin, a Harbin AVR Technology Co., Ltd. é uma empresa inovadora especializada com foco em tecnologia de realidade virtual. Xiang Zheng, presidente do conselho da empresa, disse que o volume de negócios aumentou sete vezes nos últimos quatro anos.
“Com políticas industriais que apoiam a economia digital, temos muita fé no desenvolvimento de um cluster de indústrias de realidade virtual e na criação de um novo motor para a economia de Heilongjiang”, disse Xiang.
A expansão da manufatura de alta tecnologia também promoveu o desenvolvimento da agricultura inteligente e das indústrias de serviços, atraindo mais investimentos em vários setores.
O investimento em ativos fixos em Heilongjiang cresceu 8,4% em termos anuais no primeiro trimestre, enquanto o investimento nas indústrias primária e terciária aumentou 27,1% e 14,9%, respectivamente.
“A Câmara de Comércio de Ningbo em Heilongjiang recrutou mais de 500 empresas como membros e investiu mais de 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões) em Heilongjiang”, disse Yang Changren, presidente da entidade.