Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Sistema chinês BeiDou informa mais de 300 bilhões de posicionamentos por dia

Xinhua/Tang Wenhao

Beijing – O Sistema de Navegação por Satélite BeiDou (BDS, na sigla em inglês), da China, informa mais de 300 bilhões de posicionamentos por dia, de acordo com a 13ª Conferência de Navegação por Satélite da China.

   A conferência de 3 dias começou na quarta-feira em Beijing, atraindo mais de 4.000 participantes, entre eles especialistas e estudiosos no campo da navegação por satélite tanto na China como no exterior.

   O tema da conferência deste ano é economia digital e navegação inteligente.

   Desde 2020, quando o BDS-3 foi concluído e lançado, ele tem desempenhado um papel importante na viabilização do desenvolvimento econômico e social. O software de mapeamento usa o BDS para informar a posição mais de 300 bilhões de vezes por dia.

   O número total de produtos terminais com função de posicionamento do BDS passou de 1,2 bilhão de unidades ou conjuntos na China, de acordo com a conferência. E o BDS já atendeu mais de 7,9 milhões de veículos operacionais, 47 mil navios e 40 mil veículos de entrega postal e expressa nas linhas principais.

   Existem mais de 5 milhões de bicicletas compartilhadas equipadas com chips de posicionamento de alta precisão do BDS. Os telefones celulares que usam o serviço de comunicação de mensagens curtas do BDS-3 estão à venda.

   Com a próxima geração de BDS como núcleo, espera-se que um sistema espacial e temporal nacional presente em mais lugares e mais integrado e inteligente seja construído até 2035.

Sair da versão mobile