Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança plataforma digital interativa para exibir cultura de Dunhuang online

 Lanzhou – Uma plataforma digital interativa trazendo a duplicação virtual da Caverna da Biblioteca nas Grutas de Mogao está acessível ao público desde esta terça-feira. O local é Patrimônio Mundial da UNESCO e fica em Dunhuang, na Província de Gansu, noroeste da China.

   Desenvolvida de forma conjunta pela Academia Dunhuang e pela Tencent, a plataforma reproduz as cenas históricas da Caverna da Biblioteca há mais de cem anos no mundo digital através de tecnologias avançadas de jogos.

   Com base na plataforma, os visitantes podem vivenciar dramatizações e “viagens no tempo” para dinastias antigas, interagindo com oito figuras históricas e mergulhando na cultura de Dunhuang.

   A Caverna da Biblioteca nas Grutas de Mogao foi descoberta em 1900, com mais de 60 mil relíquias culturais datadas do século IV ao século XI desenterradas. Foi uma das descobertas arqueológicas mais importantes do século XX.

   Os pesquisadores fizeram estudos em literatura, arquitetura e música relacionados à caverna antes de estabelecerem a plataforma digital, disse Zhao Xiaoxing, diretor do instituto de pesquisa de literatura da Academia Dunhuang.

   Su Bomin, diretor da academia, disse que serão feitos mais esforços para explorar novas formas de exibir relíquias culturais e oferecer ao público experiências culturais mais imersivas para promover e desenvolver a cultura de Dunhuang.

   O público pode acessar a plataforma através do site “Digital Dunhuang” e de seu mini programa no WeChat.

   A plataforma também lançará novas versões em diferentes idiomas, como inglês, japonês e coreano.

Sair da versão mobile