Nong Khai, Tailândia – Tanapat Yuttagasemson ainda estava impressionado ao se lembrar da primeira vez que viajou pela Ferrovia China-Laos.
“Foi muito impressionante, muito confortável e limpo. Mas comprar um bilhete foi difícil porque muitas pessoas queriam comprá-los”, disse o empresário tailandês que dirige pequenas e médias empresas (PMEs) no ramo de TI.
Os negócios da Tanapat estão sediados na província de Nong Khai, no nordeste da Tailândia, que fica a cerca de 20 km da capital do Laos, Vientiane, do outro lado do rio Mekong.
A Ferrovia China-Laos, inaugurada em dezembro de 2021, tornou-se uma grande atração para turistas tailandeses durante as férias. No entanto, ao contrário de muitos de seus compatriotas tailandeses que escolheriam Luang Prabang, local histórico do Laos, para lazer, Tanapat pegou o trem para Boten, onde a ferrovia cruza a província chinesa de Yunnan, para explorar oportunidades de negócios.
O homem de 43 anos estava ciente das oportunidades mais significativas apresentadas pelo lançamento do serviço de passageiros transfronteiriço na Ferrovia China-Laos na quinta-feira.
A ferrovia forneceu um atalho para o mercado chinês para empreendedores como Tanapat em Nong Khai e de outras regiões no nordeste da Tailândia, que estão longe do centro econômico da Tailândia em torno da capital Bancoc e no leste.
Os moradores locais não precisariam mais viajar para Bancoc para embarcar em um avião para a China, encurtando a distância entre as comunidades empresariais e os mercados chineses, disse Tanapat, que está de olho em algumas áreas da província de Yunnan, como a Prefeitura Autônoma da Etnia Dai de Xishuangbanna, que compartilha culturas semelhantes com Tailândia, como bons mercados de exportação para produtos tailandeses de Nong Khai.
“Espero expandir os mercados para os produtos tailandeses porque o mercado chinês é muito grande. Esperamos que esta ferrovia seja uma oportunidade para os empresários tailandeses para que possamos exportar nossos produtos para a parte sudoeste da China ou mesmo para Beijing”, disse ele à Xinhua na quinta feira.
Como o serviço de passageiros transfronteiriço da Ferrovia China-Laos poderá atrair mais turistas chineses, Tanapat espera que isso também abra oportunidades para que eles trabalhem com empresas chinesas.
“Esperamos que os empresários da China venham para cá. Mais empresários significam mais oportunidades”, disse ele.
Muitos jovens empreendedores de Nong Khai estão igualmente interessados em explorar novas oportunidades. Jakkarin Tinnakronwong, chefe da associação local de jovens empreendedores que trabalha na indústria do turismo, disse que ele e seus colegas estão ansiosos para saber mais sobre o mercado chinês e trocar ideias com seus colegas chineses.
Enquanto se prepara para o potencial fluxo de turistas chineses, Jakkarin disse que sua associação planeja explorar atrações em Yunnan e trabalhar em pacotes turísticos para turistas tailandeses que desejam viajar para a China através da Ferrovia China-Laos.
Muitos em Nong Khai veem a Ferrovia China-Laos como uma oportunidade de ouro para o desenvolvimento. “Eu realmente acho que a oportunidade chegou. Vamos tentar aproveitá-la”, disse Tanapat.