Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Festival de pipas da China atrai entusiastas do país e do exterior

Jinan – O 40º Festival Internacional de Pipas de Weifang, que começou neste sábado em Weifang, na Província de Shandong, leste da China, atraiu fãs de pipa originários da China e de outros países.

O festival colorido, com uma variedade de pipas em várias formas e tamanhos, desde um trilobita gigantesco até um trem de alta velocidade de 50 vagões, tornou-se um dos eventos internacionais mais emblemáticos realizados na China desde que o país iniciou reforma e abertura no final da década de 1970.

De acordo com os organizadores, mais de 600 entusiastas de pipas de 59 países e regiões estão participando do festival deste ano, incluindo muitos do exterior que perderam o evento anual nos últimos três anos devido à pandemia de COVID-19.

“Weifang é muito famosa entre os amantes de pipas em todo o mundo”, disse Stanislav Kolbintsev, da Rússia, que foi visto com uma pipa gigante em forma de pássaro. Impressionado com a longa história de pipa da China e o enorme entusiasmo do público pelo esporte, ele disse que espera visitar mais cidades chinesas para empinar pipas.

“Eu amo empinar pipas desde que eu era criança. Empinar pipas tem muitos bons significados na Índia”, disse Arindam Adhikary, um expatriado indiano. Ele foi um dos dezenas de estudantes estrangeiros da Universidade Médica de Weifang que participaram do evento como espectadores.

As principais atividades do festival, que incluem competições de confecção de pipas, voo e luta, estão programadas para o fim de semana.

O primeiro Festival Internacional de Pipas de Weifang foi realizado em 1984. Desde então, o festival cresceu em escala e influência internacional, juntamente com a abertura contínua da China.

Conhecida como a “capital das pipas”, Weifang tem uma longa história de fabricação de pipas, com alguns registros sugerindo que a primeira pipa de madeira foi inventada lá durante o Período da Primavera e Outono há mais de 2.000 anos.

A cidade possui uma próspera indústria de pipas, empregando mais de 80 mil pessoas em suas mais de 600 empresas envolvidas na fabricação e venda de pipas.

Sair da versão mobile