Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cooperação entre China e Brasil contribui para o desenvolvimento de energia limpa

Xinhua

Os investimentos e tecnologias da China têm desempenhado um papel de destaque no setor de energia renovável do Brasil nos últimos anos e está mudando a vida de muitos brasileiros.

Para Lidiane Deoti, colaboradora da CGN, foi difícil explicar seu trabalho para a filha de 4 anos.

Lidiane Deoti – Gerente de segurança, saúde e meio ambiente da CGN Brazil Energy

“Para mim, no início era um pouco complexo explicar: Mamãe cuida da segurança das pessoas. A mamãe desenvolve um licenciamento ambiental. Eu tive que pensar qual é o principal produto que nós entregamos para a sociedade? É luz, é energia limpa. Então eu expliquei para ela: a mamãe faz luz de uma forma limpa e nós tivemos a oportunidade, em uma viagem de família, de conhecer um aerogerador. Minha família viu a grandiosidade de um aerogerador. E ela ficou muito deslumbrada com aquele tamanho e ela falou: Mamãe, então é isso que você faz? E eu expliquei para ela: Sim, é isso. Tem aqui a máquina que gera luz.”

A pequena cidade de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte, foi beneficiada pelos investimentos chineses que trouxeram desenvolvimento para a região.

João Bastos – Colaborador da CPFL/State Grid

“Muitos dos colaboradores que trabalham hoje aqui na região, são moradores de João Câmara, são nativos de João Câmara. A mudança que a gente percebe é que a CPFL/State Grid se preocupa com pessoas, se preocupa com o bem-estar das pessoas.”

A cooperação bilateral cada vez mais intensa tem impulsionado a transformação do Brasil em direção a um desenvolvimento mais sustentável.

Luis Antonio Paulino – Professor da UNESP

“A China é o país que tem mais desenvolvido essa área da economia verde, que tem mais investido em desenvolvimento tecnológico nessa área. O Brasil por outro lado talvez seja o país do mundo com maior potencial de desenvolvimento dessa economia verde. Pelas nossas condições climáticas, pelas nossas condições geográficas. Então eu penso que se Brasil e China se unem em torno dessa ideia de economia verde, isso pode ser muito bom tanto para a China quanto para o Brasil, e sobretudo para o mundo.”

Executivos de empresas chinesas acreditam que a cooperação entre China e Brasil pode contribuir para desenvolver o potencial energético que o Brasil possui, utilizando as modernas tecnologias chinesas.

Chen Daobiao – Presidente da SGBP

“A tecnologia da China e até mesmo os seus trabalhadores podem desempenhar um papel bastante importante no desenvolvimento sustentável e no processo de reindustrialização do Brasil.

No campo das energias renováveis, os equipamentos energéticos da China, juntamente com os recursos abundantes do Brasil, podem formar um efeito de ganha-ganha, sendo uma combinação perfeita.”

De acordo com dados oficiais, o Brasil é o quarto destino mais popular de investimentos feitos por empresas chinesas.

Fang Likui – Presidente da CGN Brazil Energy

“As perspectivas do mercado de novas energias no futuro do Brasil são muito boas e, para a nossa empresa, também esperamos aproveitar esta oportunidade para trazer tecnologia e capital da China para o Brasil.

Acredito que isso não só fornece ajuda à economia brasileira, mas também oferece um amplo espaço para as empresas chinesas expandirem seus mercados no exterior.”

Sair da versão mobile