Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China insta EUA a explicar à comunidade internacional sobre documentos militares vazados

Beijing – A China pede ao lado norte-americano que dê uma explicação à comunidade internacional sobre os documentos militares norte-americanos vazados, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira.

De acordo com reportagens da mídia dos EUA, alguns supostos documentos sigilosos do Pentágono têm circulado nas mídias sociais recentemente. Esses documentos vazados indicam que o governo dos EUA está profundamente envolvido no conflito entre a Rússia e a Ucrânia e tem espionado seus aliados. Esta não é a primeira vez que escândalos como este são revelados.

Em resposta a uma pergunta relacionada, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse em uma coletiva de imprensa diária que a China observou que muitos meios de comunicação apontaram que esses documentos militares vazados dos EUA mostram claramente o profundo envolvimento dos Estados Unidos na crise da Ucrânia.

“Eles também mostram mais uma vez que os Estados Unidos há muito tempo usam sua vantagem tecnológica para realizar roubo de secreto, vigilância e espionagem indiscriminados em países do mundo, incluindo seus aliados. Os Estados Unidos precisam dar uma explicação à comunidade internacional para isso”, disse Wang.

Wang observou que o principal diplomata dos EUA disse na chamada “Cúpula para a Democracia” que os Estados Unidos estão trabalhando com parceiros para garantir que a tecnologia seja desenvolvida e usada de maneiras que reflitam o que eles chamam de “valores e interesses democráticos”.

“Os fatos provaram mais uma vez que os chamados ‘valores democráticos’ reivindicados pelos Estados Unidos não são nada além de um pretexto e uma ferramenta para os Estados Unidos buscarem ganhos egoístas”, disse ele. 

Sair da versão mobile