Moscou – O presidente chinês, Xi Jinping, disse em Moscou nesta terça-feira que convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para viajar à China para o terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional deste ano.
Ao se reunir com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, Xi disse que o convite foi feito em sua reunião informal com Putin.
Ele observou que Putin participou dos dois fóruns anteriores do Cinturão e Rota, dizendo que a cooperação do Cinturão e Rota é importante para conectar os dois países.
Corresponde à lógica histórica de que os líderes chineses tomam a Rússia como uma escolha primária para suas visitas ao exterior, disse Xi, acrescentando que a China e a Rússia são os maiores vizinhos uma à outra e parceiros estratégicos abrangentes de coordenação, e que tal relação resistiu ao teste das profundas mudanças do mundo.
Xi também pediu reuniões regulares contínuas entre o primeiro-ministro chinês e o primeiro-ministro russo, e convidou Mishustin para visitar a China.