Blantyre, Malawi, 18 mar (Xinhua) — Mais corpos foram recuperados na região sul do Malaui atingida pelo ciclone Freddy, elevando o número total de mortes para pelo menos 438 até as 21h do horário local (19:00 GMT) de sexta-feira, disse o Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres do país.
O número de mortes aumentou em relação aos 326 de quinta-feira, disse o departamento em sua quinta atualização, acrescentando que aproximadamente 345.183 pessoas (ou 79.602 famílias) foram deslocadas e 505 acampamentos foram montados para acomodá-los.
O número acumulado de feridos chega a 918, com outros 282 desaparecidos, disse Charles Kalemba, comissário do departamento.
O comissário disse que seu departamento, parceiros humanitários e conselhos “continuam a facilitar a prestação de assistência às famílias afetadas e deslocadas, com operações de busca e salvamento lideradas pela Força de Defesa do Malawi, o Serviço de Polícia do Malawi, o Departamento de Fuzileiros Navais, a Sociedade da Cruz Vermelha do Malawi e comunidades em andamento.”
Ele acrescentou que o Serviço de Polícia do Malawi enviou cães farejadores para busca e salvamento e recuperou nove corpos na cidade de Chilobwe.
Missões estrangeiras, governos, organizações locais e internacionais, empresas e indivíduos de boa vontade estão prestando apoio ao Malawi, depois que o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, declarou estado de calamidade no início da semana, disse o comissário.