Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Comércio exterior de Xinjiang cresce 86,4% em janeiro e fevereiro

Arquivo/Xinhua/Ding Lei

Urumqi – O volume do comércio exterior da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, atingiu 44,4 bilhões de yuans (US$ 6,4 bilhões) nos primeiros dois meses deste ano, um aumento anual de 86,4%.

   De acordo com a alfândega de Urumqi, as exportações da região atingiram 38,15 bilhões de yuans no período, um crescimento anual de 91,6%, enquanto as importações aumentaram 59,8% ano a ano, para 6,24 bilhões de yuans.

   Até o final de fevereiro, 15.308 empresas de comércio exterior estavam registradas em Xinjiang. O número subiu 7,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.

   Nos primeiros dois meses de 2023, as empresas privadas em Xinjiang realizaram comércio exterior no valor de 42,7 bilhões de yuans, uma alta anual de 99,7% e respondendo por 96,2% do volume de comércio exterior da região.

   Produtos de trabalho intensivo, mecânicos e elétricos foram os principais itens de exportação de Xinjiang. A exportação de itens de nova energia, incluindo baterias de lítio, células solares e veículos de nova energia, aumentou significativamente, informou a aduana.

   A alfândega prometeu otimizar continuamente o desembaraço de fertilizantes importados para atender à demanda nacional de lavoura de primavera. Nos primeiros dois meses do ano, o valor das importações de fertilizantes chegou a 1,1 bilhão de yuans, representando um aumento de 101,6% em relação a 2022.

Sair da versão mobile