Beijing – O Ministério da Ciência e Tecnologia da China divulgou nesta sexta-feira os 10 principais avanços científicos do país em 2022.
No topo da lista está a estrutura do subsolo marciano revelada pelo instrumento de radar do rover de Marte Zhurong. O estudo não só mostrou características detalhadas do subsolo de Marte, mas também forneceu a evidência de observação da presença de água, o que ajuda a explicar a história geológica do planeta e as condições climáticas.
A detecção de rajadas de rádio ativas, repetidas e rápidas pelo FAST (Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros) ficou em segundo lugar. Esta descoberta sentou as bases de observação para revelar a origem das misteriosas ondas de rádio.
O terceiro lugar foi para um novo princípio e tecnologia para a geração de hidrogênio diretamente da água do mar. Ele resolve um problema técnico que durante muito tempo atormenta a indústria.
Outros avanços incluem pesquisas sobre variantes da COVID-19 e mecanismos de escape imunológico, o desenvolvimento de células solares de perovskita de alta eficiência e a síntese do composto orgânico etilenoglicol.