Chengdu – Cientistas chineses desenvolveram um robô inteligente móvel de tomografia computadorizada (CT) que pode proporcionar grande comodidade aos pacientes em estado crítico.
O aparelho, ao contrário dos comuns de grande porte, tem 135 cm de altura e pesa 260 kg. Apresenta baixa radiação e baixo consumo de energia, e já foi testado no Hospital Popular Provincial de Sichuan.
Os pesquisadores do hospital e da Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China passaram uma década desenvolvendo o dispositivo, que possui funções como diálogo homem-máquina, controle de voz, planejamento de rotas e evitação automática de obstáculos.
Xu Ruxiang, especialista chefe da equipe de pesquisa, observou que o dispositivo pode ser instruído a se mover diretamente para o leito do paciente para exame e carregar os resultados em tempo real.
No passado, entretanto, seriam necessárias três ou quatro pessoas para levar os pacientes em condições críticas para a sala de exame de CT, acrescentou Xu.
Este modelo de tratamento móvel melhorará significativamente a eficiência do exame e tratamento de doenças, ajudará a salvar mais vidas de pacientes gravemente doentes e reduzirá a carga sobre o pessoal médico, disse Xu.