Beijing – A China se opõe aos blocos exclusivos dos países individuais e espera que as relações entre o Japão e a República da Coreia (RDC) possam se desenvolver em uma direção conducente à paz, estabilidade e prosperidade regionais, disse nesta quinta-feira Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
“Como um vizinho próximo dos dois países, a China observou as recentes interações entre o Japão e a RDC e as mudanças em suas relações”, disse Wang em uma coletiva de imprensa diária ao responder a uma pergunta.
Wang observou que a agressão e o domínio colonial do militarismo japonês causaram grandes desastres aos países asiáticos, incluindo a China e a RDC.
“A experiência passada, se não esquecida, é um guia para o futuro”, destacou Wang, acrescentando que a China sempre pediu ao Japão que reflita profundamente sobre sua história de agressão, lide adequadamente com questões históricas de maneira honesta e responsável, e desenvolva relações normais de entre Estados com seus vizinhos asiáticos nessa base.
Observando que a China, o Japão e a RDC são importantes parceiros econômicos e comerciais um do outro, Wang disse que é do interesse comum das três partes e da região manter conjuntamente as cadeias de produção e suprimentos estáveis e desimpedidas nos níveis regional e global.