Beijing, 16 mar (Xinhua) — Um trem com 55 contêineres partiu de Beijing nesta quinta-feira com destino a Moscou, marcando o lançamento do primeiro serviço direto de trem de carga China-Europa a partir da capital chinesa.
O trem com material de construção, eletrodomésticos e roupas partiu do centro logístico do distrito de Pinggu, no nordeste da cidade, e sairá do país pelo Porto de Manzhouli, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.
Chegará a Moscou em 18 dias, após percorrer 9.000 km.
“No passado, precisávamos enviar os produtos para as províncias de Henan ou Hebei antes de serem despachados para a Europa”, disse Chu Yixiao, gerente geral da Taitong International Transportation Co., Ltd.
“Com o lançamento deste serviço de trem de carga, as mercadorias agora podem ser enviadas diretamente de Beijing para a Europa, reduzindo os custos logísticos e aumentando a eficiência do transporte”, disse ele, acrescentando que o desenvolvimento apresenta novas oportunidades para as empresas prosperarem.
Este ano marca o 10º aniversário da Iniciativa do Cinturão e Rota. De acordo com Liu Zhenfang, presidente do conselho da China State Railway Group Co., Ltd, os trens de carga China-Europa ligam 108 cidades chinesas a 208 cidades em 25 países europeus e já fizeram 65 mil viagens.