Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Empresas estatais centrais da China impulsionam a gestão de conformidade corporativa

Beijing – As empresas estatais administradas pelo governo central da China (SOEs, em inglês) têm promovido a gestão de conformidade corporativa para ganhar vantagens na competição do mercado global.

Cerca de 70% das estatais centrais, ou 68 do total de 98, têm diretores de conformidade para supervisionar e manter a conformidade dentro de seus grupos. Ao todo, 631 grandes subsidiárias das estatais centrais também estabeleceram cargos do tipo.

Mais de 28.000 pessoas estão trabalhando na gestão de conformidade nas empresas estatais centrais e suas subsidiárias, de acordo com a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado.

A China começou a implementar o plano de ação de três anos para a reforma das empresas estatais em 2020 como parte dos esforços ao longo de décadas para tornar as estatais competitivas e modernas.

Em janeiro deste ano, as autoridades chinesas anunciaram que as principais tarefas do plano de ação de três anos para reformar as SOEs foram concluídas. As SOEs se tornaram mais limpas e saudáveis, seu sistema para incentivar a inovação tecnológica melhorou, e a supervisão sobre os ativos do Estado se tornou mais profissional, sistemática e baseada na lei. 

Sair da versão mobile