Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Diplomata chinês de alto escalão vê enorme potencial de cooperação com a Indonésia

Beijing – Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, conversou nesta terça-feira com o Coordenador de Cooperação da Indonésia com a China e Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut Binsar Pandjaitan, a pedido deste último, e falou sobre a boa perspectiva adiante para cooperação entre os dois países.

   Wang agradeceu ao presidente indonésio, Joko Widodo, por parabenizar Xi Jinping por sua reeleição como presidente chinês, dizendo que isso demonstra uma confiança mútua robusta entre os dois chefes de Estado e as relações de alto nível China-Indonésia.

   Ele observou que o novo governo chinês manterá o conceito de desenvolvimento centrado no povo, impulsionará o desenvolvimento de alta qualidade, promoverá a revitalização da nação chinesa em todas as frentes através de um caminho chinês para a modernização e proporcionará ao mundo novas oportunidades através do novo desenvolvimento da China.

   Neste processo, haverá muito a alcançar na cooperação China-Indonésia, acrescentou Wang.

   Por sua vez, Pandjaitan estendeu calorosos parabéns pelo sucesso das “duas sessões” da China. Valorizando suas relações bilaterais, a Indonésia está disposta a trabalhar com a China na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e na construção da Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, e buscar mais progresso na cooperação entre ambos em várias áreas, acrescentou.

   A Indonésia aplaude a China por facilitar o diálogo entre a Arábia Saudita e o Irã e alcançar resultados importantes, elogiou ele, acrescentando que é um bom exemplo de resolução de conflitos e de como alcançar a paz através da consulta, com a China desempenhando um papel notável.

   Wang também informou Pandjaitan sobre o diálogo entre a Arábia Saudita e o Irã, dizendo que esta é uma prática bem-sucedida na implementação da Iniciativa de Segurança Global proposta por Xi, um exemplo bem-sucedido de países em desenvolvimento que abordam questões regionais quentes através de seus próprios esforços e uma vitória para o diálogo e a paz.

   A China sempre defende a solução pacífica de disputas por meio do diálogo e espera que as questões quentes no mundo possam ser politicamente resolvidas por meio de negociações, salientou ele, acrescentando que o país continuará a desempenhar um papel construtivo a esse respeito.

   As duas partes trocaram igualmente pontos de vista sobre outras questões de interesse comum.

Sair da versão mobile