Nanchang – Várias colunas de vallisneria natans (tape grass, em inglês) foram plantadas no Lago Poyang, o maior lago de água doce da China, no distrito de Duchang, na Província de Jiangxi, leste do país. A planta é um alimento importante para as aves migratórias que passam o inverno no lago.
De acordo com a administração da reserva natural de aves migratórias do distrito, cerca de 900.000 mudas de vallisneria natans no valor total de mais de 200.000 yuans (US$ 28.830) foram plantadas em aproximadamente 6,67 hectares, com uma decisão sobre a expansão da área de plantio a ser tomada com base na taxa de sobrevivência da safra deste ano.
Devido ao impacto da seca do ano passado, a degradação de plantas submersas como a vallisneria natans em algumas áreas do pântano do Lago Poyang foi severa, de acordo com o oficial do governo, Guo Hua. O lago entrou em sua estação seca no ano passado no início de agosto, cerca de três meses antes da data média desde 1951.
“Então, exploramos um método de cultivo de vallisneria natans plantada manualmente para armazenar alimentos para aves migratórias que passam o inverno no Lago Poyang no segundo semestre do ano”, disse Guo, observando que a planta experimentará um boom de reprodução quando a estação chuvosa chegar em junho.
O Lago Poyang tem um ecossistema intacto e é um importante local de invernada para aves aquáticas na Ásia. O período de pico da migração das aves em direção ao lago começa em meados de dezembro e continua no início de janeiro.
Centenas de milhares de aves migratórias chegam ao lago para o inverno a cada ano. Ao todo, 98% dos grous brancos do mundo, mais de 80% das cegonhas orientais do mundo e mais de 70% dos grous de pescoço branco do mundo passam o inverno em Poyang.