Guiyang – Zhao Long trabalha em uma oficina de sinalização ferroviária. Ele costumava se preocupar bastante com a segurança do pessoal de manutenção durante o feriado anual da Festa da Primavera, já que o aumento do tráfego de passageiros e trens devido ao aumento drástico das viagens deixava menos tempo para manutenção.
Graças à introdução de um sistema de proteção de pessoal apoiado pelo Sistema de Navegação por Satélites BeiDou (BDS) antes da Festa da Primavera deste ano, as preocupações de Zhao foram postas de lado.
O BDS, desenvolvido independentemente pela China, está sendo integrado a um número crescente de cenários de aplicação, como posicionamento, navegação e busca e salvamento internacional.
“O novo sistema permite que os operadores obtenham posições precisas em tempo real do pessoal de manutenção ao longo das ferrovias, pois eles passaram a usar dispositivos BDS. Os operadores da oficina podem orientar a equipe de manutenção no local por meio de comandos de vídeo ou voz. Se eles saírem da área segura, o terminal dispara um alarme”, explicou Zhao, que trabalha na oficina de sinalização na Província de Guizhou, no sudoeste da China, há uma década. “O novo sistema pode melhor proteger a segurança dos trabalhadores.”
O novo sistema integra tecnologia de posicionamento de alta precisão, tecnologia de cerca eletrônica baseada em SIG, terminal de navegação de trem, Internet das Coisas e outros recursos de alta tecnologia, fornecendo proteção para estações de trem, locomotivas e trabalhadores, disse Yi Pei, gerente de vendas da divisão de negócios da BeiDou na Hi-Target International Group Limited.
Até o momento, o novo sistema foi instalado em mais de 600 estações de trem e abrange mais de 10 mil km de linhas ferroviárias. Mais de 15 mil terminais estão em uso, acrescentou Yi.
A tecnologia de navegação BeiDou também tem sido usada no setor agrícola. Na cidade de Botou, Província de Hebei, no norte da China, grandes colhedoras de milho foram equipadas com pilotos automáticos para realizar a colheita automática completa.
“Existem mais de 200 conjuntos de máquinas agrícolas inteligentes na cidade, incluindo drones, pulverizadores, semeadoras, tratores e colheitadeiras, todos equipados com o sistema de navegação BeiDou”, disse Li Tielian, diretor do departamento de assuntos agrícolas e rurais da cidade.
A tecnologia de posicionamento do BeiDou ajudou a polícia de trânsito a obter provas, enviar pessoal de emergência ou realizar operações de resgate e realizar análises de dados.
A profunda integração do BeiDou e do big data, da Internet das Coisas e da inteligência artificial tem sido amplamente utilizada nas áreas de transporte, energia, agricultura, comunicações, meteorologia, recursos naturais, meio ambiente ecológico, resposta a emergências e alívio de desastres.
De acordo com o artigo técnico intitulado “Sistema de Navegação por Satélites BeiDou da China na Nova Era”, lançado em novembro de 2022, o BDS entrou na via rápida da aplicação em larga escala.
Em 2021, o valor total da produção da indústria chinesa de serviços de navegação e posicionamento por satélite atingiu cerca de 470 bilhões de yuans (cerca de US$ 69,24 bilhões), mencionou o artigo técnico.