Beijing – A China divulgou seu “documento central nº 1” para 2023 nesta segunda-feira, delineando nove tarefas na promoção abrangente da vitalização rural este ano.
Como a primeira declaração política divulgada pelas autoridades centrais da China a cada ano, o documento é visto como um indicador de prioridades de política. O trabalho sobre agricultura e áreas rurais está no topo da agenda por 20 anos consecutivos desde 2004.
O documento pediu maiores esforços para estabilizar a produção e garantir o fornecimento de grãos e produtos agrícolas importantes para impulsionar a construção de infraestrutura agrícola, fortalecer o apoio à ciência, tecnologia e equipamentos agrícolas, consolidar e expandir as conquistas do alívio da pobreza e para promover o desenvolvimento de alta qualidade das indústrias rurais.
O texto destacou ainda as tarefas necessárias para alargar os canais de modo que os agricultores aumentem as suas rendas e promovam a sua capacidade de assegurar a riqueza e para promover solidamente a construção de uma área rural bela e harmoniosa, desejável para viver e trabalhar, além de melhorar o sistema de governança rural liderado pelas organizações do Partido e fortalecer as garantias políticas e a inovação estrutural e institucional.
O documento observou que a tarefa mais árdua e pesada de construir um país socialista moderno em todos os aspectos ainda está na área rural.
Com a evolução acelerada das mudanças globais de uma escala sem precedentes em um século, o desenvolvimento da China entrou em um período de coexistência de oportunidades estratégicas, riscos e desafios, com incertezas crescentes e fatores imprevisíveis, informou o documento, acrescentando que é extremamente importante manter os alicerces da “agricultura, áreas rurais e agricultores” de forma sólida e saudável, pois não há espaço para erros.
O Comitê Central do Partido Comunista da China acredita que é necessário considerar incansavelmente a solução dos problemas de “agricultura, áreas rurais e agricultores” como a principal prioridade do trabalho de todo o Partido e pede esforços de todo o Partido e de toda a sociedade para promover de forma abrangente a vitalização rural e acelerar a modernização da agricultura e das áreas rurais, de acordo com o documento.