Beijing – Os taikonautas da Shenzhou-15, que estão atualmente a bordo da estação espacial chinesa Tiangong, realizarão suas primeiras atividades extraveiculares nos próximos dias, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China nesta quarta-feira.
O trio tem vivido em órbita há 70 dias, desde que entrou na combinação da estação espacial em 30 de novembro de 2022. Eles completaram várias tarefas, incluindo a rotação da tripulação em órbita com os taikonautas da Shenzhou-14, testes de gabinetes de experimentos científicos e inspeções de equipamentos de espaçonaves.
Eles também realizaram exames médicos, exercícios de proteção contra a ausência de gravidade e uma série de experimentos de ciência espacial.
No entanto, os últimos dois meses não foram apenas sobre trabalho. Os últimos residentes da estação espacial também celebraram o Ano Novo Chinês e realizaram exposições espaciais de pintura e fotografia, enviando saudações de Ano Novo ao povo chinês.
De acordo com a agência, o trio da Shenzhou-15 está agora em boas condições, e a combinação da estação espacial está operando de forma estável. Todas as condições estão em vigor para a primeira caminhada espacial da tripulação.
Os três membros da tripulação da Shenzhou-15 são Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu. Sua missão de seis meses visa encerrar o último estágio da construção da estação espacial e iniciar o primeiro estágio de sua aplicação e desenvolvimento.