Beijing – A China está pronta para trabalhar com a Austrália para reconstruir a confiança mútua e trazer os laços bilaterais de volta ao caminho certo, disse na quarta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.
Os comentários de Mao vieram depois que o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese disse em uma conferência de imprensa na terça-feira que “o comércio com a China é maior do que os três maiores parceiros comerciais seguintes combinados” e que “é do interesse nacional da Austrália ter boas relações econômicas e realizar comércio com a China”.
China e Austrália são ambos países importantes na região Ásia-Pacífico com economias altamente complementares, disse Mao em uma conferência de imprensa diária. “O desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e a Austrália não só é do interesse fundamental dos dois povos, mas também é propício à promoção da paz, estabilidade e prosperidade na região e no mundo”, observou ela.
Mao disse que a China está pronta para trabalhar com a Austrália para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países na Cúpula do G20 na Indonésia, bem como os resultados do Diálogo Exterior e Estratégico China-Austrália.
“Com base nos princípios de respeito mútuo, benefício mútuo e busca de um terreno comum enquanto se deixam de lado as diferenças, a China está disposta a lançar e retomar o intercâmbio com o lado australiano em vários campos, expandir a cooperação, manejar as diferenças, reconstruir a confiança mútua e trazer as relações bilaterais de volta ao caminho certo”, disse a porta-voz.