Beijing – O Projeto de Transposição de Água Sul-Norte da China transferiu, até domingo, mais de 60 bilhões de metros cúbicos de água dos principais rios do sul para o norte, propenso a ter seca, mostraram dados oficiais.
Esse montante é maior do que o fluxo médio anual do rio Amarelo, o segundo rio mais longo do país, de acordo com a China South-to-North Water Diversion Corporation Limited.
Mais de 150 milhões de pessoas se beneficiam diretamente do enorme projeto.
O projeto tem três rotas. A rota central, a mais proeminente, começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa as províncias Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota oriental começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para áreas como Tianjin e Shandong. A rota ocidental está em fase de planejamento e ainda não foi construída.
A China impulsionará a construção de acompanhamento do projeto em 2023 e acelerará a construção da rede nacional de água, disse Jiang Xuguang, presidente do grupo.