Beijing – A China levará adiante seu programa de exploração lunar de 4º fase este ano, incluindo uma missão planejada para trazer 2 quilos de amostras do lado oculto da Lua de volta à Terra, informou Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar da China, nesta segunda-feira.
Wu disse que a China continuará sua pesquisa lunar com as missões Chang’e-6, Chang’e-7 e Chang’e-8. A missão Chang’e-6 está programada para completar a tarefa de retorno de amostras, e a missão Chang’e-7 envolverá o pouso no polo sul lunar e a detecção de recursos hídricos.
A missão Chang’e-8 será lançada por volta de 2028 e trabalhará em colaboração com a Chang’e-7 para construir um modelo básico de uma estação de pesquisa científica no polo sul da Lua, incluindo vários instrumentos de exploração, como orbitadores, pousadores, rovers e naves voadoras, observou Wu.
A Chang’e-5, lançada em 2020, foi a mais recente missão lunar da China. Sua sonda recuperou um total de 1.731 gramas de amostras de solo do lado próximo da lua.