Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China promove desenvolvimento de aeronaves para servir a missões de resgate de emergência

(Xinhua/Hong Zehua

Beijing – As aeronaves desenvolvidas pela China continuam a fazer novos progressos para servir a missões de resgate de emergência e ajudar a fortalecer a capacidade de resgate de emergência do país.

   A China desenvolveu uma série de aeronaves com capacidade de resgate aéreo, incluindo aviões anfíbios, helicópteros e grandes veículos aéreos não tripulados (UAVs), entre outros.

   Sendo um equipamento aeronáutico vital no sistema de resgate de emergência da China, a aeronave anfíbia de grande porte AG600 entrou recentemente na fase de testes de voo de aeronavegabilidade, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), principal fabricante de aviões do país.

   Aviões AG600M, o modelo de combate a incêndios da família de aeronaves AG600, chegaram ao centro de testes de voo no distrito de Yanliang, cidade de Xi’an, da Província de Shaanxi, noroeste da China.

   Denominada Kunlong, ou “dragão de água” em chinês, a família de aeronaves AG600 é desenvolvida para servir a missões de resgate de emergência, tais como combate a incêndios florestais, busca e resgate marítimo. Membro da família AG600, o AG600M é especificamente projetado para combater incêndios florestais.

    Este ano é crucial para o desenvolvimento das aeronaves AG600. Com o objetivo de progredir na obtenção da certificação de aeronavegabilidade, a aeronave será submetida a uma série de testes em 2023.

    Espera-se que o modelo de combate a incêndios e o modelo de resgate de emergência das aeronaves AG600 obtenham a certificação em 2024 e 2025, respectivamente, informou o fabricante de aviões chinês.

    Como um vasto país com topografia complexa, a China vem fortalecendo continuamente sua capacidade no setor de resgate aéreo de emergência.

    O 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025) propôs a melhoria do sistema nacional de gestão de emergência por meio de fortalecer e melhorar as opções e capacidades do sistema de resgate aéreo.

   A família Wing Loong do grande UAV civil explorou o potencial nos campos de resgate e clima, apoiando a restauração de telecomunicações para regiões atingidas pelo terremoto e conduzindo operações de semeadura de nuvens em áreas atingidas pela seca.

    O Z15, também conhecido como AC352, obteve a certificação da Administração de Aviação Civil da China em julho passado. A aeronave pode se adaptar a vários ambientes e missões, e pode desempenhar diversos papéis, como a entrega de suprimentos essenciais e o transporte de pessoas feridas.

    No futuro, espera-se que mais dispositivos dentro desta série sejam projetadas para tarefas como combate a incêndios e resgate médico, de acordo com a AVIC.

   A AVIC está comprometida em atender às necessidades da China, que está sempre melhorando sua capacidade de resgate de emergência com produtos, tecnologias e serviços desenvolvidos independentemente para apoiar a subsistência, o bem-estar e o desenvolvimento econômico da nação.

Sair da versão mobile