Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Mágicos apresentam “Semana da China” no Hollywood Magic Castle em comemoração ao Ano Novo Lunar Chinês

Taylor Wong/Magic Castle/Divulgação via Xinhua

Por Tan Jingjing e Gao Shan

Los Angeles – A plateia lotada viu moedas desaparecerem sob as cartas de pôquer e reaparecerem, e testaram a leitura da mente ao serem inspiradas pelas narrativas de um jovem mágico chinês no mundialmente famoso Magic Castle em Hollywood, Los Angeles.

Jeffrey Wang, 23 anos, fez um truque de cartas de tirar o fôlego muito perto do público, enquanto havia uma infinidade de possibilidades.

Wang está entre os 14 mágicos chineses que apresentaram uma “Semana da China”, um show de mágica de uma semana que aconteceu de 23 a 29 de janeiro no Magic Castle, sede da Academia de Artes Mágicas e um clube para mágicos e entusiastas da magia, em comemoração do Ano Novo Lunar Chinês.

A mansão gótica renascentista de topo pontiagudo surge nas colinas acima de Hollywood. Com portas secretas, salas privadas, apresentações ao vivo e até uma coruja mística que abre uma porta secreta para o interior do castelo, os visitantes ficam maravilhados com os segredos do local mais mágico e único de Los Angeles.

Foi a primeira vez que o local organizou uma “Semana da China” em comemoração ao Ano Novo Lunar Chinês desde que foi inaugurado há 60 anos.

“Penso em organizar esse evento há muitos anos”, disse à Xinhua, Dale Salwak, produtor da “Semana da China” e diretor do mundialmente conhecido Chávez Studio of Magic.

Ele estava discutindo o plano com Hu Jinling, outro mágico chinês que participou do show de mágica, e finalmente concluiu o plano de fazer show de mágica durante uma semana com a participação de mágicos chineses no Festival da Primavera Chinês.

Hu, vencedor da medalha de ouro do maior prêmio da acrobacia chinesa, o “Prêmio Crisântemo Dourado”, disse que a “Semana da China” foi uma grande plataforma para aprofundar os intercâmbios entre as comunidades de magia chinesa e ocidental.

Mágicos da China e dos Estados Unidos passaram meio ano preparando a “Semana da China”, escolhendo muito bem os artistas candidatos e analisando as apresentações, disse Hu à Xinhua.

“A ‘Semana da China’ é uma vitrine com as habilidades dos mágicos chineses e revela a elegância da cultura deles. Os mágicos chineses integraram muitos elementos da cultura chinesa em suas apresentações”, disse Hu, também vice-diretor de dois organizações associadas da China Acrobats Association, uma ONG de acrobatas profissionais de toda a China.

“Falamos muito sobre mágica, é uma linguagem universal. É importante que o mundo ocidental veja mágicos de outras partes do mundo”, disse Salwak, acrescentando que o continente asiático, particularmente o lado chinês, tem muitos mágicos talentosos.

Salwak trabalhou com seus parceiros durante muitos anos para trazer artistas chineses representativos a várias convenções nos Estados Unidos e aumentar as oportunidades deles no exterior.

O Ano Novo Lunar Chinês, também conhecido como Ano do Coelho em 2023, é uma ocasião apropriada para juntar os mágicos chineses e proporcionar que pessoas do outro lado do mundo vejam suas habilidades na mágica, disse Salwak à Xinhua.

Para Wang, atualmente aluno do último ano da University of Southern California (USC) com especialização em matemática, se apresentar no Magic Castle foi uma ótima maneira de mostrar seu talento e compartilhar experiências com outros mágicos.

O jovem mostrou grande interesse pela mágica desde criança, e começou a aprender mágica aos seis anos de idade.

“Espero que o público ocidental possa aprender mais sobre a China e nossa rica cultura com minhas apresentações”, disse ele à Xinhua.

Matt Felten, um dos espectadores no teatro privado do show de Wang, ficou animado com suas apresentações.

“Wang foi brilhante e lidou com o público perfeitamente”, disse Felten, que dá cursos de teatro sobre Shakespeare, mágica e apresentações na USC.

Mágicos de vários países têm muitos estilos e formas de apresentar espetáculos, disse Felten, também mágico, acrescentando que é uma ótima oportunidade de vivenciar o encanto da cultura chinesa com as performances dos mágicos chineses.

A “Semana da China” foi elogiada e aplaudida pelo público. O evento de uma semana atraiu mais de 4.000 visitantes.

“A China tem uma longa história de circo, acrobacia e artes. A mágica envolveu e se desenvolveu com essas tradições no país”, disse Salwak.

“Não respeito apenas a disciplina dos mágicos chineses pela arte, mas também a criatividade infinita, novas formas de mostrar ideias e se expressar, aliando isso à emoção das suas personalidades e à novidade de trazer magia para o Ocidente”, disse ele à Xinhua.

“É uma combinação que dá certo”, disse Salwak.

Sair da versão mobile