Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China acrescenta lugares à lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional

Beijing – Dezoito zonas úmidas na China foram designadas em 2022 como Zonas Úmidas de Importância Internacional de acordo com a Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas, anunciou na quinta-feira a Administração Nacional de Florestas e Pastagens por ocasião do 27º Dia Mundial das Zonas Úmidas.

   Os 18 novos locais incluem as Zonas Úmidas do Lago do Ganso Selvagem de Beijing, os nove desvios e 18 voltas na cordilheira do Grande Khingan, além da zona úmida do Lago Baima em Huai’an, Província de Jiangsu.

   Após a ampliação, as zonas úmidas de importância internacional da China atingiram 82 locais, cobrindo uma superfície de 7,647 milhões de hectares, a quarta maior do mundo, indicou a autoridade.

   Dois de fevereiro é o Dia Mundial das Zonas Úmidas, data da adoção da Convenção sobre Zonas Úmidas em 1971, na cidade iraniana de Ramsar. A Convenção de Ramsar é um acordo intergovernamental dedicado à conservação e ao uso racional dos ecossistemas de zonas úmidas.

   O tema deste ano do Dia Mundial das Zonas Úmidas é “É Tempo de Restauração das Zonas Úmidas”, destacando a necessidade urgente de priorizar a restauração das zonas úmidas.

   A China tornou-se parte da Convenção de Ramsar em 1992.

   Como importante participante, contribuinte e líder da proteção e restauração global de áreas úmidas, a China promete cumprir suas obrigações no âmbito da Convenção sobre Zonas Úmidas, continuar a fortalecer a preservação da autenticidade e integridade das áreas, implementar o planejamento nacional de proteção de áreas úmidas e os principais projetos de proteção de áreas úmidas, trazer mais áreas úmidas importantes sob a gestão das reservas naturais e melhorar a plataforma de intercâmbio e cooperação internacionais.

   Até agora, mais de 2.400 zonas úmidas em todo o mundo foram designadas como Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecidos como Sítios de Ramsar.

   As áreas úmidas incluem corpos de água naturais e artificiais em terra, como rios, lagos, pântanos, arrozais e algumas áreas costeiras. Conhecidos como os “rins da Terra” e um reservatório de biodiversidade, são capazes de purificar a água e fornecer alimento e abrigo para as aves migratórias. As zonas úmidas estão entre as principais reservas de carbono da Terra, cuja existência contribui para os esforços globais para reduzir as emissões de carbono.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo