Beijing – Dezoito zonas úmidas na China foram designadas em 2022 como Zonas Úmidas de Importância Internacional de acordo com a Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas, anunciou na quinta-feira a Administração Nacional de Florestas e Pastagens por ocasião do 27º Dia Mundial das Zonas Úmidas.
Os 18 novos locais incluem as Zonas Úmidas do Lago do Ganso Selvagem de Beijing, os nove desvios e 18 voltas na cordilheira do Grande Khingan, além da zona úmida do Lago Baima em Huai’an, Província de Jiangsu.
Após a ampliação, as zonas úmidas de importância internacional da China atingiram 82 locais, cobrindo uma superfície de 7,647 milhões de hectares, a quarta maior do mundo, indicou a autoridade.
Dois de fevereiro é o Dia Mundial das Zonas Úmidas, data da adoção da Convenção sobre Zonas Úmidas em 1971, na cidade iraniana de Ramsar. A Convenção de Ramsar é um acordo intergovernamental dedicado à conservação e ao uso racional dos ecossistemas de zonas úmidas.
O tema deste ano do Dia Mundial das Zonas Úmidas é “É Tempo de Restauração das Zonas Úmidas”, destacando a necessidade urgente de priorizar a restauração das zonas úmidas.
A China tornou-se parte da Convenção de Ramsar em 1992.
Como importante participante, contribuinte e líder da proteção e restauração global de áreas úmidas, a China promete cumprir suas obrigações no âmbito da Convenção sobre Zonas Úmidas, continuar a fortalecer a preservação da autenticidade e integridade das áreas, implementar o planejamento nacional de proteção de áreas úmidas e os principais projetos de proteção de áreas úmidas, trazer mais áreas úmidas importantes sob a gestão das reservas naturais e melhorar a plataforma de intercâmbio e cooperação internacionais.
Até agora, mais de 2.400 zonas úmidas em todo o mundo foram designadas como Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecidos como Sítios de Ramsar.
As áreas úmidas incluem corpos de água naturais e artificiais em terra, como rios, lagos, pântanos, arrozais e algumas áreas costeiras. Conhecidos como os “rins da Terra” e um reservatório de biodiversidade, são capazes de purificar a água e fornecer alimento e abrigo para as aves migratórias. As zonas úmidas estão entre as principais reservas de carbono da Terra, cuja existência contribui para os esforços globais para reduzir as emissões de carbono.