Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xinjiang planeja investir mais de US$ 12 bilhões na construção de estradas

Urumqi – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, planeja investir 83,2 bilhões de yuans (US$ 12,3 bilhões) na construção de estradas em 2023, de acordo com o departamento regional de transporte.

O investimento será alocado para 66 projetos de construção de estradas, dos quais 22 serão concluídos neste ano, disse Li Xuedong, vice-diretor do departamento.

Nos últimos anos, Xinjiang tem visto um desenvolvimento robusto na infraestrutura de transporte. “Somente em 2022, Xinjiang gastou mais de 74,8 bilhões de yuans na construção de estradas, um recorde desde 2018”, disse Li.

A extensão total das vias expressas em Xinjiang atingiu 11 mil quilômetros. Todos os lugares de nível da sub-região e quase 90% dos lugares do nível distrital estão acessíveis por vias expressas.

Em junho do ano passado, uma nova rodovia atravessando o deserto de Taklimakan foi colocada em operação.

Localizada na sub-região autônoma mongol de Bayingolin, no sul de Xinjiang, a rodovia que liga o distrito de Yuli e o distrito de Qiemo é a terceira através do deserto de Taklimakan, o segundo maior deserto de areia em movimento do mundo. 

Sair da versão mobile