Beijing – As empresas listadas na Bolsa de Valores de Beijing arrecadaram 16,38 bilhões de yuans (US$ 2,42 bilhões) de fundos por meio de ofertas públicas em 2022.
A bolsa de Beijing foi lançada em 15 de novembro de 2021. No final do ano passado, tinha 162 empresas listadas e mais de 5,26 milhões de investidores qualificados.
A bolsa é mais inclusiva para pequenas e médias empresas (PMEs) voltadas para a inovação, com limites de listagem mais baixos, diversos padrões de avaliação e um tempo de aprovação mais curto.
A mesma adota o sistema de oferta pública inicial baseado em registro, em linha com o mercado de inovação C&T no estilo Nasdaq, também conhecido como mercado STAR na Bolsa de Valores de Shanghai e o mercado ChiNext de alta tecnologia na Bolsa de Valores de Shenzhen. Em 2022, levava em média 145 dias para que a oferta pública inicial de um projeto fosse auditada e aprovada na bolsa.
Em 2023, a bolsa visa aumentar a eficácia e a qualidade, atraindo um grupo de PMEs de alta qualidade orientadas para a inovação e levando a maioria das PMEs a usar ativamente o mercado de capitais para inovação e crescimento.