Beirute – A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL, na sigla em inglês) alertou na sexta-feira contra a realização de quaisquer obras ou atividades que possam levar a tensões perto da fronteira Líbano-Israel, informou a Agência Nacional de Notícias.
O porta-voz da agência da ONU, Andrea Tenenti, disse que “as forças de paz da UNIFIL estão no local das obras para monitorar se há alguma violação da Linha Azul, reduzir a tensão e evitar mal-entendidos”.
“Estamos em constante contato com ambas as partes e ressaltamos a sensibilidade de quaisquer obras ou atividades próximas à Linha Azul”, acrescentou.
As observações de Tenenti vieram dois dias após o aumento das tensões na fronteira sul do Líbano quando uma escavadeira do lado israelense cruzou a linha de demarcação entre os dois países, levando o exército libanês a interromper o trabalho de engenharia militar israelense.
A fronteira tem estado quase silenciosa desde que Israel travou uma guerra de 2006 contra o Hezbollah, exceto por algumas tensões na fronteira causadas por facções palestinas no Líbano que ocasionalmente disparavam contra Israel no passado.