Beijing – As zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico em nível estatal da China têm sido uma plataforma importante para a abertura e a estabilização de comércio e investimento exteriores, disse o Ministério do Comércio.
Em 2021, o comércio exterior nas 217 zonas de desenvolvimento aprovadas pelo ministério totalizou 8,9 trilhões de yuans (US$ 1,31 trilhão), representando 22,8% do comércio exterior total da China, mostraram os dados da pasta.
Em particular, o comércio de produtos de alta tecnologia nas zonas de desenvolvimento atingiu 3 trilhões de yuans em 2021, contribuindo com mais de um quarto para o volume total de comércio de alta tecnologia do país.
O investimento direto estrangeiro nessas zonas de desenvolvimento atingiu cerca de US$ 38,2 bilhões em uso real, representando 22% do total do país, mostraram os dados.
As zonas de desenvolvimento apresentaram capacidades de inovação científica e tecnológica mais fortes, mostrou a avaliação, com o número de instituições de pesquisa e desenvolvimento a nível provincial ou superior chegando a 10,4 mil no fim de 2021.
Dados oficiais mostraram que o produto interno bruto combinado dessas zonas chegou a 12,8 trilhões de yuans em 2021, contribuindo 11% para o total da China.