Taiyuan – No parque industrial de big data do Grupo Chindata no distrito de Lingqiu, na cidade de Datong, centenas de milhares de servidores estão funcionando sem intervalo para dar apoio a empresas de alta tecnologia em todo o país em áreas como IA, condução automobilística autônoma e comunicação quântica.
O desenvolvimento da economia digital está avançando em Datong, conhecida como a “capital do carvão” da China. Sendo o “coração” da produção de carvão na Província de Shanxi, no norte da China, Datong possui um oitavo das reservas de carvão do país.
Ao mesmo tempo que gradualmente elimina a capacidade de produção de carvão desatualizada, a cidade vem procurando indústrias alternativas para crescimento de longo prazo. Após anos de esforços, tornou-se a província pioneira na promoção da economia digital em um esforço para alcançar o desenvolvimento de alta qualidade.
A cidade construiu um total de 140 mil estantes para centros de processamento de dados e estabeleceu uma capacidade de servidor de até 2 milhões de unidades. Sua produção de computação tornou-se um novo ponto de crescimento em uma cidade que tradicionalmente dependia de recursos de combustíveis fósseis.
De acordo com a sessão anual da Assembleia Popular Provincial de Shanxi, encerrada na segunda-feira, o valor da economia digital da província ultrapassou 500 bilhões de yuans (cerca de US$ 74,6 bilhões) no final de 2022.
Além de Datong, outras cidades tradicionais produtoras de carvão, Lyuliang e Yangquan, também estão promovendo a economia digital nas áreas de big data, mineração inteligente e condução autônoma de autos.
A 500 metros de profundidade, robôs estão patrulhando a mina de carvão Xinyuan da Lu’an Chemical Group Co., Ltd. visando o monitoramento da mineração, auxiliados pela tecnologia 5G – os inspetores automatizados enviam dados em tempo real ao centro de controle da mineradora para verificar a segurança de mineração.
Xinyuan tornou-se a primeira mina de carvão coberta pela rede 5G da China em 2020. Os gerentes de mineração podem visualizar a situação operacional em 31 cenários de trabalho subterrâneo, incluindo ventiladores e frentes de mineração, por meio do sistema operacional inteligente.
Ping Qingzhong, especialista do Instituto da Indústria de Internet da Universidade Tsinghua, disse que o desenvolvimento da economia digital em Shanxi tem uma base industrial sólida, especialmente na indústria de energia, e seu desenvolvimento econômico digital, baseado na atualização dessas indústrias tradicionais, tem amplas perspectivas.
Na reunião da legislatura provincial, o governo provincial estabeleceu meta de uma taxa de crescimento anual de mais de 15% para seu desenvolvimento econômico digital nos próximos cinco anos.
Liu Yong, vice-diretor do departamento provincial de indústria e informatização de Shanxi, disse que a província fortaleceria a construção de infraestrutura digital para capacitar a transformação digital das indústrias tradicionais e fornecer forte apoio para o desenvolvimento abrangente de alta qualidade.