Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Comemorações do “Feliz Ano Novo Chinês” começam na Ilha Sul da Nova Zelândia

Christchurch – O Concerto de Ano Novo de Christchurch de 2023, realizado na quinta-feira em Christchurch, maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, começou as comemorações do “Feliz Ano Novo Chinês” da Nova Zelândia em 2023.

O concerto foi organizado conjuntamente pelo Consulado Geral da China em Christchurch e pelo Centro Cultural da China em Wellington.

Zhai Xingfu, vice-cônsul-geral da China em Christchurch, participou do evento e fez um discurso, dizendo que o Consulado-Geral da China em 2022 realizou vários eventos para comemorar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Nova Zelândia e a comemoração do 125º aniversário de Rewi Alley.

“A China e a Nova Zelândia embarcaram em uma nova jornada para os próximos 50 anos. Os dois países se complementam em vários campos, especialmente na economia e no comércio. Um futuro brilhante com mais cooperação bilateral nos aguarda”, disse ele.

Zhai acredita que o Ano do Coelho verá um forte retorno de empresários, estudantes e turistas chineses, e uma recuperação geral da cooperação prática entre a China e a Nova Zelândia como um todo e com a Ilha do Sul em particular.

Alguns músicos chineses e neozelandeses conhecidos, incluindo Mark Menzies, chefe de performance da Universidade de Canterbury, a cantora do tesouro nacional, Deborah Wai Kapohe, e o músico de Erhu, Jeffrey Zhao, apresentaram repertórios, incluindo “The Great Wall Tune”, “Butterfly Love”, “Legend”, “War Horse Galloping”, “Maori Love Song” (Pokarekare Ana), “New Jasmine” e outros repertórios famosos da China e da Nova Zelândia. A apresentação foi muito aplaudida.

Guo Zongguang, diretor do Centro Cultural da China em Wellington, disse à Xinhua que o Concerto do Ano Novo Chinês destacou as características da cultura tradicional chinesa e a marca do “Festival da Primavera Feliz”.

Alice, uma cidadã de Christchurch, disse que o desempenho foi incrível e mostrou a diversidade cultural da Nova Zelândia e a grande amizade entre os dois países. “É uma linda mistura das culturas oriental e ocidental. Christchurch é uma cidade diversificada, onde muitos chineses se estabelecem e se tornam parte da comunidade local”.

Segundo a organização, cerca de 200 pessoas assistiram ao concerto.

Durante o Festival da Primavera deste ano, o Centro Cultural da China em Wellington lançará várias comemorações on-line e off-line na Nova Zelândia com o tema “Feliz Ano Novo Chinês”, incluindo concertos de Ano Novo, comemorações multiétnicas para o Ano Novo Chinês, Festival da Primavera Gala on-line, bem como exposições on-line, música e dança de Dunhuang, canto e outras festas culturais do Festival da Primavera na nuvem em plataformas de mídia social.

Sair da versão mobile