Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Astronautas chineses enviam saudações da Festa da Primavera a partir da estação espacial

Beijing – Os astronautas da Shenzhou-15, Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu enviaram suas saudações da Festa da Primavera a partir da estação espacial chinesa Tiangong em um vídeo lançado pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) na véspera do Ano Novo.

O trio, vestido com macacões azuis com padrões vermelhos escuros, cada um segurava um adesivo mostrando sua própria caligrafia. Dois dos adesivos foram escritos com o caracter chinês “fu”, que significa boa sorte, e o outro enviava desejos de boa sorte da Tiangong.

“Vestir roupas novas, comer jiaozi (ravioli chinês) e enviar bênçãos — os costumes e a atmosfera festiva são os mesmos aqui”, disse Zhang.

Os astronautas decoraram a estação espacial em órbita, a cerca de 400 km acima da Terra, com parelhas de versos vermelhas e nós chineses.

“Acredito que, no momento, muitas pessoas estão em seus postos de trabalho como nós, o que também é uma espécie de felicidade”, disse Deng, acrescentando que os sonhos e esforços de cada indivíduo podem convergir em uma força vigorosa para promover o impulso de modernização do país.

Fei, o comandante, desejou paz e prosperidade para o país e seu povo.

Em outro vídeo também lançado pela CMSA neste sábado, os astronautas exibiram 40 pinturas de crianças em uma “exposição de pintura espacial” como um presente de Ano Novo para todo o povo chinês.

As pinturas, lançadas juntamente com a missão Shenzhou-15 em 29 de novembro no ano passado, retrataram as impressões e expectativas das crianças sobre o rápido desenvolvimento do país, as diversas tradições culturais e a corajosa exploração espacial.

A missão Shenzhou-15 encerra a última etapa da construção da estação espacial e inicia a primeira etapa de sua aplicação e desenvolvimento.

Durante sua permanência de seis meses em órbita, a tripulação da Shenzhou-15 realizará mais de 40 experimentos e testes nos campos de pesquisa e aplicação da ciência espacial, medicina espacial e tecnologia espacial, e conduzirá atividades extraveiculares em três a quatro ocasiões. 

Sair da versão mobile