Beijing – A autoridade meteorológica da China emitiu neste domingo um alerta laranja para uma onda de frio, prevendo grandes quedas de temperatura, tempestades de areia, chuvas e neve em vastas regiões do país.
Da noite de domingo até esta quarta-feira, as temperaturas vão cair de 10 a 16 graus Celsius no norte da China e na maior parte do centro e do leste do país, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.
Espera-se que tempestades de areia atinjam áreas no norte e noroeste, informou a autoridade.
Fortes nevascas devem atingir as províncias de Liaoning, Jilin e Heilongjiang entre domingo e segunda-feira. Partes de Sichuan, Chongqing, Hubei e Guizhou devem ver granizo entre a noite da terça-feira até a quinta-feira.
Chuvas torrenciais estão previstas para atingir as províncias de Jiangxi, Zhejiang e Fujian do domingo à terça-feira, e chuvas congelantes podem varrer Guizhou, Hunan e Jiangxi da quarta à quinta-feira.
A autoridade aconselha aos moradores que se aqueçam devido à mudança de temperatura e estejam atentos aos perigos do tráfego sob condições climáticas adversas, como chuva congelante.
A China tem um sistema de aviso meteorológico codificado por cores de quatro níveis, com o vermelho representando o clima mais severo, seguido por laranja, amarelo e azul.
Na tarde do domingo, a Província de Hebei, norte da China, emitiu um alerta amarelo para onda de frio, avisando a possibilidade de que as temperaturas na área norte de Bashang caiam para 30 graus Celsius negativos na quarta-feira.
Algumas províncias do sul e do centro do país alertaram contra o impacto da onda de frio na agricultura. A Província de Jiangsu pediu a aceleração de sua colheita de outono, que entrou na fase final.
Preparando-se para uma súbita queda de neve, as autoridades de Nanjing, capital de Jiangsu, disseram que colocaram mais de 30 mil empregados em prontidão para a limpeza da neve.