Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Província montanhosa da China envia drones para inspecionar linhas de energia

Kunming – A Província de Yunnan, no sudoeste da China, implantou veículos aéreos não tripulados para substituir humanos na árdua inspeção de suas linhas de transmissão de energia de 90 mil quilômetros, a maioria das quais localizadas em montanhas remotas.

A província fronteiriça montanhosa melhorou as redes e estendeu o fornecimento de energia a aldeias remotas na recente campanha de redução da pobreza, mas sofreu com a escassez de trabalhadores para inspeção de linhas de energia.

“Para inspecionar 100 km de linhas de energia (em Yunnan), são necessários 20 dias para trabalhadores humanos, mas apenas quatro dias para um drone”, disse Gerin Dingdru, funcionário da filial de Yunnan da China Southern Power Grid. Ele disse que os drones também pouparam trabalhadores de escalar torres de transmissão, reduzindo o risco de quedas e choques elétricos.

Os drones voam automaticamente, apresentando uma eficiência cinco a 10 vezes maior do que as missões de voo que exigem operadores humanos, enquanto o custo é reduzido pela metade, disse Gerin Dingdru. Isso torna a prática particularmente adequada para a complexa condição geográfica e clima de Yunnan.

Como mais de 80% das linhas de transmissão de energia de Yunnan estão escondidas em altas montanhas e vales profundos, a empresa fornecedora de energia introduziu inspeções de drones em 2014, mas sofreu com a falta de operadores competentes. Desde 2017, adotou um sistema de planejamento de rotas e um sistema de pilotagem automática, que possibilitam inspeções automáticas por drones.

A empresa disse que cerca de 65% das inspeções de linhas de energia em Yunnan agora são realizadas por drones automáticos. 

Sair da versão mobile