Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Comércio exterior de Shanghai sobe 5,3% de janeiro a outubro

Foto tirada em 2 de novembro de 2022 mostra a entrada oeste do Centro Nacional de Exposição e Convenção, o principal local para a próxima quinta Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês), em Shanghai, no leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)

Shanghai – Shanghai viu seu valor no comércio exterior crescer 5,3% em relação ao ano passado, para 3,46 trilhões de yuans (cerca de US$ 483 bilhões) nos primeiros 10 meses deste ano, informou a alfândega local nesta terça-feira.

   Do total, as exportações de Shanghai atingiram 1,41 trilhão de yuans, um aumento de 12,5%, enquanto suas importações cresceram 0,9%, atingindo 2,05 trilhões de yuans no período de janeiro a outubro. O volume de comércio do município durante o período representou cerca de 10% do total da China, disse a alfândega de Shanghai.

   As empresas com investimento estrangeiro de Shanghai representaram 61,2% do total do comércio exterior, enquanto as importações e exportações do setor privado aumentaram 13,6% ano a ano, tornando-se um importante motor de crescimento da cidade para o comércio exterior.

   Durante o período, as importações e exportações de Shanghai para países ao longo do Cinturão e Rota atingiram cerca de 783 bilhões de yuans, um aumento de 6,8%. O comércio com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) subiu 6,6%, atingindo cerca de 467 bilhões de yuans.   

   Notavelmente, suas exportações de produtos de nova energia mantiveram um sólido impulso de crescimento durante os primeiros 10 meses. As exportações de baterias de íons de lítio, veículos tripulados elétricos e células solares totalizaram aproximadamente 20 bilhões de yuans, 65 bilhões de yuans e 7 bilhões de yuans, respectivamente, um aumento de 4,6 vezes, 1,2 vez e 53% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sair da versão mobile