Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China alivia ainda mais carga corporativa com suporte de impostos e tarifas

Beijing — As restituições de impostos da China, bem como os cortes e adiamentos de impostos e tarifas, superaram 3,7 trilhões de yuans (US$ 525,8 bilhões) este ano até 10 de novembro, pois o país continua os esforços para aliviar encargo das empresas, mostraram dados oficiais na quarta-feira.

   Entre o total, os reembolsos de créditos de impostos sobre valor agregado atingiram quase 2,31 trilhões de yuans, mais de 3,5 vezes o valor anual do ano passado, disse Wang Daoshu, vice-chefe da Administração Geral dos Impostos, em uma entrevista coletiva.

   As políticas preferenciais de redução de impostos e tarifas economizaram aos contribuintes 789,6 bilhões de yuans neste período, enquanto o pagamento diferido de impostos e tarifas chegou a 679,7 bilhões de yuans, segundo Wang.

   O pacote de políticas aliviou efetivamente os encargos de impostos e tarifas das empresas e facilitou a recuperação econômica. Para as 100 mil principais empresas monitoradas pelas autoridades fiscais, o pagamento de impostos e tarifas por 100 yuans de receita operacional caiu 5,3%, disse Wang, observando que a redução para fabricantes de equipamentos foi de 9,6%.

   Com a compensação das políticas de impostos e tarifas, a receita de vendas das empresas chinesas cresceu 3,4% em termos anuais desde o terceiro trimestre, alta ante 1,1% no segundo trimestre.

   Desde o início deste ano até 10 de novembro, os gastos das empresas com a compra de equipamentos aumentaram 4,9% anualmente, alta de 1 ponto percentual ante o aumento no primeiro semestre deste ano, disse Wang.

Sair da versão mobile