Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceleres chinês e mexicano se reúnem na Indonésia

Bali, Indonésia — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com o ministro mexicano das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, paralelamente à Cúpula do Grupo dos 20 (G20).

Ambos os lados concordaram em aproveitar o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países como uma oportunidade para fortalecer a comunicação e a cooperação estratégicas e enriquecer continuamente a parceria estratégica abrangente China-México.

Ebrard agradeceu à China por fornecer uma grande quantidade de suprimentos antipandêmicos e enviar especialistas médicos ao México, dizendo que o povo mexicano sempre se lembrará do apoio inestimável.

Observando que a amizade México-China é uma escolha firme e clara do México, ele disse que o lado mexicano continuará a apoiar a China na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, promoverá ativamente a cooperação do Cinturão e Rota, aumentará ainda mais a confiança mútua de alto nível entre os dois países e aprofundará a cooperação com a China entre os países da América Latina e do Caribe.

Por sua parte, Wang disse que a China também continuará a apoiar firmemente o México na salvaguarda de seus interesses chave, observando que tanto a China quanto o México são países independentes e importantes economias emergentes, que sempre se respeitaram e se trataram como iguais.

O relacionamento dos dois países não tem como alvo um terceiro e também segue em paralelo com suas respectivas relações externas com outros, avaliou Wang.

Ele expressou a esperança de que os dois países aumentem a sinergia de suas estratégias de desenvolvimento e expandam a cooperação prática em várias áreas.

A China aprecia o importante papel do México na promoção das relações entre a China e os países latino-americanos e caribenhos e está disposta a trabalhar em conjunto com o México para aprofundar a cooperação entre a China e a América Latina, bem como entre a China e o Caribe, e alcançar o desenvolvimento comum, acrescentou. 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo