Macau — Ho Iat Seng, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da China, proferiu na terça-feira um discurso sobre políticas para o ano fiscal de 2023, destacando os esforços para fortalecer a economia e mitigar as dificuldades públicas ao mesmo tempo em que mantém a epidemia da COVID-19 sob controle.
A economia de Macau vem se recuperando gradualmente neste último ano graças ao forte apoio do governo central e das províncias e municípios da parte continental, disse Ho, acrescentando que o governo da RAEM conseguiu manter a estabilidade econômica e social e fez progressos na diversificação econômica adequada.
Olhando para 2023, o chefe do Executivo assinalou que o governo da RAEM se concentrará em acelerar a recuperação e diversificação econômica, intensificar a construção de infraestrutura e otimizar o trabalho no sustento das pessoas enquanto continua a controlar a epidemia.
O governo da RAEM permanecerá empenhado na política de transformar Macau num centro mundial de turismo e lazer, continuará promovendo o desenvolvimento de outras indústrias importantes, incluindo saúde, finanças modernas, alta tecnologia, convenções e exposições e cultura e esportes, enfatizou Ho .
Perante uma situação de segurança cada vez mais grave, o governo da RAEM persistirá na salvaguarda da soberania nacional, interesses de segurança e desenvolvimento e impedirá firmemente que forças externas interfiram nos assuntos de Macau.
Segundo o chefe do Executivo, o governo da RAEM fará todos os esforços para continuar a promover a alteração da lei sobre a salvaguarda da segurança nacional em Macau e sua legislação de apoio, implementar o mecanismo de aplicação e apoiar plenamente os conselheiros do Comitê de Salvaguarda da Segurança Nacional da RAEM a cumprir suas funções.
Observando que o ano de 2023 é fundamental para aprofundar a construção da zona de cooperação profunda Guangdong-Macau em Hengqin, na cidade de Zhuhai, Ho frisou que o governo da RAEM trabalhará com a Província de Guangdong para continuar melhorando o novo modelo de consulta mútua, construção conjunta, administração conjunta e benefícios compartilhados para promover a integração em Hengqin.
O governo da RAEM trabalhará em estreita colaboração com a Província de Guangdong para promover a legislação ordenada na zona de cooperação, facilitar a implementação de políticas de supervisão e tributação de apoio, bem como as principais medidas de apoio, como a expansão do acesso ao mercado e a construção de um sistema jurídico que se integre profundamente com Macau nas áreas civil e comercial, acrescentou.
Ele também mencionou a necessidade de se promover o desenvolvimento de qualidade das finanças modernas, dos setores de alta tecnologia e da indústria de saúde e de participar ativamente da construção da Iniciativa do Cinturão e Rota.